Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

STF julga ADI que questiona a Lei de Alienação Parental

Publicado por Ubiratan Figueiredo
há 2 anos

Segue no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal – STF, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 6273, que questiona a Lei de Alienação Parental. O Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM atua como amicus curiae

Até o momento, votaram pelo não conhecer da ação a relatora, ministra Rosa Weber, além dos ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. A votação deve ser finalizada nesta sexta-feira (17), caso não haja pedido de vista ou destaque.

A ministra Rosa Weber não reconheceu a legitimidade ativa da Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero – AAIG para ajuizar a ADI, citando a “ausência de demonstração do caráter nacional” e a “inexistência de pertinência temática”, conforme o voto, que foi acompanhado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na ação, a AAIG pede a declaração de inconstitucionalidade da Lei de Alienação Parental (Lei 12.318/2010), sob alegação de que a norma gera prejuízos para a mulher. Sancionada há 11 anos, a legislação considera ato de alienação parental “a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este”.

O IBDFAM defende a manutenção da norma, com aperfeiçoamentos. A advogada Renata Cysne, presidente da Comissão de Relações Governamentais e Institucionais do IBDFAM, acredita que a movimentação em torno da Lei Alienação Parental demonstra a necessidade de aprimoramento da norma, “o que é comum em nosso sistema normativo, a exemplo da Lei Maria da Penha (11.340/2006) que já foi alterada diversas vezes e que hoje há mais de 150 Projetos de Lei em trâmite que sugerem alterações”.

Fonte : IBDFAM

Ubiratan Figueiredo .'. | Advogado |


  • Sobre o autorAdvogar é resolver problemas. Advocacia Morderna
  • Publicações116
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações32
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-julga-adi-que-questiona-a-lei-de-alienacao-parental/1341716618

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 9 anos

Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 5291 DF - DISTRITO FEDERAL XXXXX-10.2015.1.00.0000

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)